Aniversariantes do Mês/Março_ pág.3

Continuação nas seguintes páginas:
Inicial, 2 e 4


21/1869 - Florenz Ziegfeld  empresário, criou a famosa casa de espetáculos em Nova York, "The Ziegfeld Follies".
21/1889 - W.S. Van Dyke - Van Dyke foi ator infantil em peças de teatro Vaudeville. Durante seus primeiros anos como adulto, não manteve um emprego fixo até chegar em Hollywood. Seu primeiro trabalho na indústria cinematográfica foi como assistente de D. W. Griffith no filme Intolerance de 1916. Durante a época do cinema mudo aperfeiçoou-se na direção e após o advento do cinema falado se tornou um dos maiores diretores da MGM; apesar de não ter sido reconhecido como tal pela produtora, era reconhecido por sua grande versatilidade: dirigiu, entre outros, dramas de época, westerns, comédias e musicais.
21/1926 - Virginia Weidler - popular nos filmes de Hollywood durante os anos 1930 e 1940, ''Ginny'', como era chamada pelos amigos, começou a carreira ainda na infância; ela fez sua primeira aparição no cinema em 1931 no filme Surrender/Rendição (não creditado). Ao longo dos próximos anos, ela foi escalada para papéis menores. Então, em 1938 com o sucesso do filme O Amor é Uma Dor de Cabeça, começou a receber papéis de maior expressão, entre eles estão The Women (1939) e no ano seguinte, The Philadelphia Story.
21/1955 - Angelina Muniz (Angelina Maria Muniz Zagari) - atriz brasileira de televisão e cinema; Angelina é considerada um dos maiores símbolos sexuais da década de 1980, quando apareceu nua em filmes como O Inseto do Amor e na edição brasileira da revista Playboy, na qual apareceu três vezes (em julho de 1980, março de 1982 e janeiro de 1985). Teve uma breve experiência como locutora de rádio, apresentando, durante a década de 1990, um programa de MPB na extinta rádio Musical FM, de São Paulo.

21/1958 - Gary Oldman (Leonard Gary Oldman) - astro inglês do cinema internacional; é também diretor e produtor cinematográfico. 

21/1960 - Ayrton Sennapiloto brasileiro de F-1, tricampeão mundial, nasceu em São Paulo/SP.

22/1887 - Chico Marx - comediante, músico, bandleader, pianista ator e estrela de cinema, seu nome de nascimento era Leonard Marx, o mais velho entre seus dois irmãos, ou como mais conhecidos na época, Os Irmãos Marx. Assim como muitos artistas deste período, Chico começou a carreira no circuito musical de Vaudeville, encenando; ele caracterizava-se como um italiano estereotipado, baseando nos vizinhos de seu bairro em East New York.

22/1896 - Joseph Schildkraut - ator austríaco de teatro e cinema, Joseph nasceu em Viena e começou a carreira no teatro fazendo diversas participações na Broadway, ao mesmo tempo que atuava no cinema mudo. Entre os filmes em que esteve estão: o épico The King of Kings (1927), The Life of Emile Zola (1937); pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, outro épico histórico, Marie Antoinette (1938) e como Otto Frank em O Diário de Anne Frank de 1959.

22/1912 - Karl Malden - Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em A Streetcar Named Desire, por seu personagem, Harold 'Mitch' Mitchell.

22/1917 - Virginia Grey - Com mais de 100 filmes em uma carreira muito produtiva, Grey também apareceu regularmente em produções para televisão durante as décadas de 1950 e 1960.

22/1923 - Marcel Marceau - o mais popular mímico de todos os tempos, no período pós-guerra deu uma nova roupagem à mímica no Século XX. Oriundo de família judia francesa ‘’Mime’’ Marceu, como era conhecido, nasceu em Strasburg-França. Veja a atuação de Marcel em dois filmes: Barbarella (1968) e Jogando Com a Vida e a Morte (1974).

22/1930 - Stephen Sondheim - compositor premiado, considerados como o grande escritor de musicais de sua geração.

22/1930 - Monah Delacy (Lacy Corrêa dos Santos Torloni) - atriz brasileira, mãe da também atriz Christiane Torloni. Começou a carreira artística no teatro, em 1950. Na década de 1960 começou a dedicar-se também à pintura, chegando a realizar uma exposição individual, com 19 óleos, em 1980. Leciona interpretação na Casa de Arte das Laranjeiras na cidade do Rio de Janeiro.

22/1931 - William Shatner -  ator canadense vencedor de um Emmy e um Golden Globe pela série televisiva Boston Legal, no Brasil, Justiça Sem Limites; mais conhecido por seu icônico personagem James T. Kirk, Capitão da nave interestelar USS Interprise, em Star Trek.

22/1943 - George Benson - guitarrista norte-americano de Smooth jazz. É considerado um dos maiores guitarristas da história.

22/1944 - Jorge Ben Jor (Jorge Lima Menezes) - cantor e compositor. A obra de Jorge Ben tem uma importância singular para a música brasileira, por incorporar elementos novos no suingue e na maneira de tocar violão, com características do rock, soul e funk norte-americanos. Além disso, trouxe influências árabes e africanas, oriundas de sua mãe, nascida na Etiópia. 

22/1948 - Lloyd Webber - compositor, autor de "The Music of the Night" de O Fantasma da Ópera, entre muitas outras, em Londres-Inglaterra.

23/1893 - Cedric Gibbons -  foi diretor de arte e designer de produção irlandês para a indústria cinematográfica, creditado como um dos fundadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e criador da estatueta do Oscar em 1928, prêmio para qual ele foi nomeado trinta e nove na categoria melhor direção de arte, dos quais ganhou onze.

23/1904/1908 - Joan Crawford - com uma carreira de quase cinco décadas no cinema, Lucille Fay LeSueur, foi vencedora do Oscar de Melhor Atriz pela atuação no noir Alma em Suplício, de 1945. Joan antes de ingressar no cinema foi dançarina e trabalhou em um bar onde seria descoberta. Sua estreia nas telas foi ainda no cinema mudo com o filme Pretty Ladies em 1925. Um livro autobiográfico publicado por sua filha mais velha após a morte de Crawford, intitulado Mommie Dearest/Mãezinha Querida, a retrata como uma péssima e abusiva mãe. O livro foi para o cinema em 1981 com o mesmo nome.

23/1910 - Akira Kurosawa - um dos cineastas mais importantes do Japão, seus filmes influenciam uma grande geração de diretores do mundo todo. Com uma carreira de cinquenta anos, Kurosawa dirigiu 30 filmes. 

23/1912 - Jeff York - começou a carreira de ator no final de 1930 usando seu nome real, Granville Owen Scofield, antes do cinema, ainda na faculdade onde estudou para ser escritor, Jeff foi pugilista amador por um ano e meio.

23/1922 - Nora Ney (Iracema de Souza Ferreira) - cantora brasileira, dona de uma voz grave em potente contralto, começou a carreira em 1950 e em 1953 já era uma das grandes divas do rádio, interpretando Dorival Caymmi, Noel Rosa, Ary Barroso, entre outros. Em 1952 gravou pela Continental seu primeiro LP, Menino Grande. Ao lado de Maysa Matarazzo, Ângela Maria e Dolores Duran, consagrou-se como uma das maiores intérpretes do samba-canção, gênero que surgiu na década de 1930. 

23/1922 - Ugo Tognazzi - ator, diretor e roteirista italiano, ganhou fama ao participar do filme, Gaiola das Loucas, em 1978.

23/1926 - Berta Loran (Basza Ajs) - atriz e comediante brasileira nascida em Varsóvia na Polônia. Na televisão, um de seus personagens mais conhecidos é a portuguesa Manuela D’Além Mar, da Escolinha do Professor Raimundo.

23/1929 - Hélio Souto (Hélio da Silva Cotê Figueiredo de Almeida Coutinho) -  ator de cinema, televisão e teatro, nos anos 50, era considerado o sex-symbol das extintas TV Tupi e TV Excelsior, e chamado de "Galã Vitamina" em razão de seu porte atlético.

24/1874 - Harry Houdini (Ehrich Weiss) - mágico americano, nasceu em Budapeste-Hungria, simplesmente o mais famoso escapologista e ilusionista da história.

24/1887 - Roscoe 'Fatty' Arbuckle - comediante do cinema mudo norte-americano, diretor e roteirista; Arbuckle foi um dos mais populares atores de sua era, no entanto, ele é mais lembrado por uma largamente divulgada perseguição criminal que acabou com sua carreira, apesar de ter sido absolvido por um júri com pedido de desculpas escrito. A carreira de Roscoe Arbuckle é citada por alguns historiadores do cinema como uma das grandes tragédias de Hollywood. Seu processo foi um grande evento midiático.  Depois do veredito final, a comissão de censura baniu Arbuckle das telas, proibindo-o de atuar em qualquer produção realizada nos Estados Unidos.

24/1909 - Clyde Chestnut Barrow - junto com Bonnie, formou a famosa dupla de criminosos americanos; Bonnie & Clyde.

24/1911 - Joseph Barbera - cartunista, co-fundador (com William Hanna) da Hanna-Barbera Productions, Inc. Ganhou sete Oscar e oito Emmy Awards.
24/1920 - Gene Nelson - dançarino, ator, roteirista e diretor de cinema e televisão, Gene inspirou-se assistindo aos filmes de Fred Astaire e Ginger Rogers ainda quando era criança.
24/1930 - Steve McQueen -  considerado um dos maiores atores de todos os tempos, em 1974 se tornou o astro de cinema mais bem pago do mundo. Também foi piloto ávido de motocicletas e carros e enquanto estudou atuação, passava os finais de semana competindo em corridas de moto; o que contribuiu para que ele próprio realizasse suas cenas de ação dispensando o uso de dublês, especialmente, durante as cenas de perseguição de alta velocidade. McQueen também desenhou e patenteou um assento e transbrake para carros de corrida.
24/1938 - Ellen de Lima - cantora e atriz brasileira, fez sucesso no período dourado do rádio, na década de 1950, Ellen é baiana de Salvador.

24/1947 - Tamara Taxman (Tamara de Braga Taxman) - atriz e apresentadora brasileira, filha de pai norte americano e mãe brasileira, Tamara nasceu em Woodstock-EUA, atualmente ela vem desempenhando a personagem "Dona Leocádia" no programa infantil DPA do canal de TV fechada Gloob.

25/1908 - David Lean -  cineasta britânico, nascido em Londres, celebre por épicos como; A Ponte do Rio Kwai (1957), Lawrence da Arábia (1962) e Doutor Jivago (1965). Elogiado por diretores como Steven Spielberg e Stanley Kubrick, David Lean foi eleito o nono maior diretor de cinema de todos os tempos pela British Film Institute e a revista Sight And Sound. Indicado sete vezes ao Oscar de Melhor Diretor, pelo qual ganhou duas vezes por A Ponte do Rio Kwai e Lawrence da Arábia, ele tem três filmes entre os cinco primeiros na lista dos 100 melhores filmes britânicos feita pela British Film Institute.
25/1918 - Jackie Condon - ator infantil, fez parte do elenco da série Our Gang (1922-1929), participou de diversos filmes ainda na era do cinema pela Pathè; adulto, Jackie tentou retornar ao cinema, mas não obteve sucesso.

25/1921 - Simone Signoret - considerada uma das atrizes mais convincentes do cinema francês, ela começou em 1942 com o filme Bolero, durante a ocupação nazista.

25/1923 - Costinha (Lírio Mário da Costa) - humorista de rádio, TV, teatro e cinema, Costinha também lançou sete LP’s de piadas; ainda hoje ele é muito lembrado pelo público brasileiro.

25/1926 - Shirley Jean Rickert - atriz mirim, foi mais uma pequena talentosa a integrar o elenco de Our Gang em 1931. Já na fase adulta, além de performances como dançarina burlesca, sua carreira cinematográfica foi breve.

25/1942 - Aretha Franklin -  cantora de gospel, R&B e rainha da soul music, tornou-se ícone da música negra. Foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone e, pela mesma revista, a nona maior artista da música de todos os tempos.

25/1945 - Leila Diniz - a ex-professora primária que se tornou atriz e vedete; quebrou alguns tabus em sua época, escandalizando ao exibir a sua gravidez de biquíni na praia, e chocou o país inteiro ao proferir a frase: Transo de manhã, de tarde e de noite. Considerada uma mulher à frente de seu tempo, ousada e que detestava convenções; foi invejada e criticada pela sociedade conservadora das décadas de 1960 e 1970 e pelas feministas, pois consideravam que ela estava a serviço dos homens. Leila morreu em num acidente aéreo, voo JAL471, da Japan Airlines, no dia 14 de junho de 1972, aos 27 anos, no auge da fama, quando voltava de uma viagem à Austrália.

25/1947 - Elton John (Reginald Kenneth Dwight) - pianista cantor, compositor e produtor da atualidade, sucesso mundial, possui 35 discos de ouro e 25 discos de platina, já vendeu mais de 450 milhões de discos em todo o mundo. Elton John nasceu em Pinner-Inglaterra.

25/1956 - Matthew Garber - ator mirim britânico, conhecido por seu papel como Michael Banks no filme Mary Poppins de 1964. Também estreou em outros filmes da Disney: The Three Lives of Thomasina e The Gnome-Mobile, ambos como ator coadjuvante; teve a vida e a carreira interrompida devido a morte precoce aos 21 anos de idade.


Soul Retro

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário