Aniversariantes do Mês/Abril - 21 a 30

21/1874 📷 Georg William 'Billy' Bitzer - pioneiro na arte da fotografia, foi diretor nesta area na maioria dos filmes de DW. Griffith, começou a trabalhar com imagens em movimento aos 14 anos de idade muito antes de Griffith. Veja sua biografia completa em inglês no link.
21/1915  Anthony Quinn -  premiado ator nascido no México, naturalizou-se cidadão dos Estados Unidos nos anos 1940. Antes de iniciar sua carreira como ator trabalhou como açougueiro e boxeador. Chegou também a estudar arquitetura. Ganhou o seu segundo Oscar por uma participação de apenas 8 minutos, tempo de todas as suas cenas em Sede de Viver (1956). É o vencedor do Oscar que esteve em mais filmes  ao lado de outros ganhadores. Foram 46 no total, sendo 28 com atores vencedores e 18 com atrizes vencedoras do prêmio. Possui uma estrela Hollywood Walk of Fame no 6251da Hollywood Boulevard.

21/1926 👑 Elizabeth II - Rainha do Reino Unido, ascendeu ao trono em 6 de fevereiro de 1952.

21/1958 ★ Andie MacDowell - atriz e também modelo exclusiva dos cosméticos L'Oréal.

22/1908  Eddie Albert - ator americano, humanitarista, ativista e veterano da II Guerra Mundial. 
22/1923 👯 Bettie Page -  modelo norte-americana que se tornou famosa na década de 1950 por fotos de temática pin-up e fetichista.

22/1923 🎬 Aaron Spelling - foi um dos mais bem sucedidos e diversificados produtores da história da televisão dos EUA, entre as mais influentes estão: Burke's Law, Family, Starsky and Hutch, T.J. Hooker, Matt Houston, Hart to Hart (no Brasil, Casal 20), Hotel, Charlie's Angels (no Brasil, As Panteras), Beverly Hills 90210 (no Brasil, Barrados no Baile), Charmed, The Hookies, The Love Boat (no Brasil, O Barco do Amor), Fantasy Island (no Brasil, A Ilha da Fantasia), Vega$, Melrose Place S.W.A.T, e outras.

22/1937 ★ Jack Nicholson - consagrado  ator, cineasta, produtor de cinema e roteirista norte-americano. Foi indicado ao Oscar doze vezes, e ganhou o Oscar de melhor ator por duas: pelos filmes One Flew Over the Cuckoo's Nest e As Good as It Gets. Também ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme de 1983, Terms of Endearment. Está empatado com Walter Brennan e Daniel Day-Lewis para a maioria das vitórias atuando por um ator do sexo masculino (três) e Meryl Streep (kramer vs Kramer, Sophie's Choice e The Iron Lady), e segundo comparado a Katharine Hepburn para a maioria das vitórias atuando em geral (quatro). 

22/1939 📝 Sérgio Mamberti - ator e dramaturgo brasileiro.

22/1949 🎤 Maria Alcina -  cantora brasileira, entre seus maiores sucessos estão Fio Maravilha -  vencedora da fase nacional do Festival Internacional da Canção de 1972 - e Kid Cavaquinho.

23/1897 🎼 Pixinguinha - Alfredo da Rocha Vianna Filho, foi um Maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro. 
23/1911 🎬 Ronald Neame - cineasta, produtor, roteirista e diretor britânico, recebeu o Oscar de Melhor Efeito Especial pelo filme One of Our Aircraft Is Missing (1943).
23/1911  Simone Simon - atriz francesa notória por protagonizar um dos principais filmes do cineasta francês Jacques Tourneur; Sangue de Pantera (1942). 
23/1921  Janet Blair - atriz norte-americana, mais conhecida por atuar em Fantasy Island (1980)e The Love Boat (1982), Janet fez dezenas de trabalhos na televisão. 
23/1928  Shirley Temple -  atriz, dançarina, cantora e diplomata norte-americana, Shirley, com apenas 6 anos, ganhou a primeira mini-estatueta do Oscar Juvenil em 1935 por sua contribuição ao cinema;  foi a criança mais fotografada no mundo, e estrelou mais de 40 filmes e 50 produções para televisão. Ela produziu duas obras autobiográficas sobre sua infância "My Young Life" (1945) e "Child Star" (1988).

23/1935 ★ Herval Rossano - 
foi um ator e diretor de televisão brasileiro, também atuou no cinema,  seu primeiro filme foi Luzes nas Sombras em 1952, no qual fez uma participação muito pequena. É o diretor brasileiro de televisão com o maior número de telenovelas vendidas para o exterior.

23/1936 🎤 Roy Orbinson - 
cantor e compositor  apelidado de "The Big O'',  um dos pioneiros do rock' n roll,  cuja carreira estendeu-se por mais de quatro décadas. Em 1988 foi incluido postumamente na galeria da Fama de compositores de música.
23/1942  Sandra Dee - foi atriz que iniciou a carreira como modelo. Nas telas esteve em atividade até 1983 quando fez seu trabalho, um filme chamado Lost.
24/1908  Marceline Day - atriz americana na fase de transição do cinema mudo, começou atuar ainda na infância nos anos 1910. Em 1933 abandonou a carreira e  raramente falava de seus anos como atriz. Nunca mais falou com repórteres ou concedeu entrevistas.

24/1913 🎤 Carlos Galhardo - argentino de nascimento, foi para o Brasil com apenas dois meses de vida. Tornou-se um dos principais cantores da Era do Rádio.

24/1930 🎬 Richard Donald Schwartzberg - 
diretor de cinema mais conhecido por filmes de ação e aventura como Superman: O Filme e Os Goonies; seu trabalho nos quatro Máquina Mortífera torna-o um dos três diretores a terem dirigido todos os filmes de uma tetralogia, junto de Wes Craven (Scream-Pânico) e Steven Spielberg (Indiana Jones).

24/1932 ★ Agildo Ribeiro - ator e humorista brasileiro sucesso no Brasil e em Portugal nos anos 70, 
foi o primeiro ator a interpretar João Grilo, personagem principal da peça O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna.
24/1934  Shirley MacLaine - estudou ballet na infância e adolescência e, assim que se formou no curso médio, mudou-se para Nova Iorque, para realizar o sonho de se tornar uma atriz da Broadway. Numa de suas apresentações, foi notada por um produtor de cinema, que a convidou a ir para Hollywood e trabalhar na Paramount Pictures. O primeiro filme em que atuou foi The Trouble with Harry, dirigida por Alfred Hitchcock, em 1955. Por  "Laços de Ternura" (1983), finalmente conquistou o Oscar de Melhor Atriz, após outras 5 indicações da Academia. Shirley é irmã do ator Warren Beatty e possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 1615 Vine Street.
24/1942  Barbra Streisand - cantora, compositora, atriz, diretora e produtora cinematográfica norte-americana, judia, vencedora de 2 Oscar, tendo sido indicada a mais três estatuetas. Ela divide com Cher o diferencial de ter sido premiada com o Oscar de Melhor Atriz e também de ter um single número 1 no Hot 100 da Billboard. Ela ganhou dois Oscar, oito Grammy, quatro Prêmios Emmy, um prêmio Tony especial e um American Film Institute.
25/1908  Eddie Albert - foi um ator e humanitarista, ativista e veterano da II Guerra Mundial. Durante a sua longa carreira de ator, ele foi indicado ao Oscar em 1954 como melhor ator (coadjuvante/secundário) por Roman Holiday e novamente em 1973 por The Heartbreak Kid. Outro papel conhecido foi o de Frank MacBride na série de detetives dos anos de 1970 Switch.
25/1913 🎼 Russ Conway - pianista inglês muito popular no UK.

25/1918 🎤 Ella Fitzgerald - conhecida como a "Primeira Dama da Canção" (em inglês: First Lady of Song) e "Lady Ella", é considerada uma das intérpretes supremas do chamado Great American Songbook,[3] teve uma carreira que durou 59 anos, venceu 14 prêmios Grammy e recebeu a Medalha Nacional das Artes do presidente americano Ronald Reagan, bem como a Medalha Presidencial da Liberdade, do sucessor de Reagan, George H. W. Bush. Apontada por críticos e músicos estadunidenses, como a maior cantora do século XX, no dia 25 de abril de 2013, o motor de buscas Google, fez uma homenagem especial ao seu 96º aniversário criando um Doodle especial à Ella. 

25/1925 📝 Janete Clair - 
foi uma célebre escritora brasileira, autora de folhetins para rádio e televisão com mais de 35 novelas escritas entre participação e autoria completa, é considerada a maior novelista na história da televisão brasileira até os dias de hoje, inclusive conta com trabalhos em outros países da América Latina; México, Peru e Chile.
25/1936 🎤 Glen Campbell - cantor, apresentador de TV e ator estadunidense ganhador de inúmeros prêmios, incluindo um Grammy. Ficou conhecido devido seus seguidos hits nos anos 60 e 70. Durante sua carreira de 50 anos, lançou mais de 70 álbuns, vendendo 45 milhões de copias e acumulando 12 RIAA Gold albums, 4 álbuns de platina and 1 álbum de platina dupla. Entre seus inúmeros sucessos destacam-se "Wichita Lineman", "Galveston", "I'm not gonna miss you", "Southern Nights" entre outros. Ficou famoso entre os jovens após fazer um cover da música Good Riddance (Time of Your Life) da banda Green Day e aparecer no AOL Music Sessions tocando- a. Desde 2011 foi diagnosticado com Mal de Alzheimer, tendo a doença evoluído nos últimos anos.

25/1940 ★ Al Pacino - viveu Michael Corleone na franquia The Godfather; começou a carreira em uma pequena participação no filme Me, Natalie de 1969. O grande avanço veio em 1972, com o papel de Michael Corleone, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Suas outras indicações ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante foram por Dick Tracy e Glengarry Glen Ross. Suas indicações ao Oscar de Melhor Ator Principal incluem The Godfather: Part II, Serpico, Dog Day Afternoon e ... And Justice for All. Em 1993 venceu como Melhor Ator por Scent of a Woman/Perfume de Mulher (1991).

25/1949 🎤 Leno (Gileno) -  cantor, compositor e guitarrista da dupla brasileira Leno&Lilian que teve início e fim nos tempos da Jovem Guarda.  Celebrando 50 anos de carreira em 2016, o artista tem trabalhado na divulgação do single “Poeira Interestelar” lançado em abril deste ano.

25/1952 🎤 Jésse - cantor e compositor, anos 70 gravou em inglês com o pseudônimo de Tony Stevens. Foi revelado ao grande público em 1980, no Festival MPB Shell da Rede Globo com a música "Porto Solidão", seu maior sucesso, ganhando prêmio de melhor intérprete. Em 1983, ganhou o XII Festival da Canção Organização (ou Televisão Ibero-Americana) (OTI) realizado em Washington, com os prêmios de melhor intérprete, melhor canção e melhor arranjo para "Estrelas de Papel". No decorrer de sua carreira Jessé gravou 12 mas nunca conseguiu os louros da crítica especializada.  

26/1564 🎭 Willian Shakespeare - 
poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon" (ou simplesmente The Bard, "O Bardo"). De suas obras, incluindo aquelas em colaboração, restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e mais alguns versos esparsos, cujas autorias, no entanto, são ainda disputadas. Suas peças foram traduzidas para todas as principais línguas modernas e são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo.

26/1573 👑 Maria de Médici - 
foi rainha consorte de França como a segunda esposa do rei Henrique IV. Mais tarde, viria a ser regente do reino durante a menoridade do seu filho Luís XIII de França.
26/1893 📖 Anita Loos - escritora norte-americana, mais conhecida por sua novela Os Homens Preferem as Loiras (Gentlemen Prefer Blondes (1925)). Escrevia regularmente para as revistas Harper's Bazaar, Vanity Fair e The New Yorker.
26/1900 🎬 Douglas Sirk -  foi um cineasta alemão mais reconhecido por seus melodramas para Hollywood na década de 1950. Sublime Obsessão de 1954 e Palavras Ao Vento, de 1956 estão entre seus grandes trabalhos.
26/1903 📖 Niven Busch - romancista e roteirista norte-americano, ficou famoso com o aclamado filme The Postman Always Rings Twice O Destino Bate à Sua Porta 91946). Os seus romances incluem Duel in the Sun/Duelo ao Sol e California Street. 

26/1932 📝 Mário Tupinambá - foi um redator e humorista brasileiro, conhecido por ter interpretado o personagem Bertoldo Brecha na Escolinha do Professor Raimundo e da Escolinha do Barulho.
26/1933  Carol Burnett - premiada atriz, comediante, cantor e escritor, cuja carreira se estende por seis décadas de televisão. Ela é mais conhecida por seu programa de variedades natelevisão norte americana; The Carol Burnett Show. Possui uma estrela na Hollywood Hall of Fame no 6439 da Hollywood Blvd.
27/1899 🎨 Walter Lantz - foi desenhista e animador, conhecido principalmente pela fundação do Walter Lantz Studio e pela criação do personagem Pica-Pau.
27/1902  Kitty Kelly - atriz de teatro e cinema fez parte do casting do Ziegfeld Follies atuando também na Broadway durante os anos 20. Kitty esteve em cerca de 43 filmes e 4 séris para televisão, incluindo a famosa Bonanza e Alfred Hitchcock Presents.
27/1922  Jack Klugman - foi um premiado ator norte americano reconhecido por seus vários trabalhos em séries para televisão, além de diversos filmes que atuou desde 1952 a 2010. Na Broadway, possui 9 créditos em produções entre os anos 1952 a 1998.

27/1932 ★ Anouk Aimée - atriz francesa possui uma extensa lista de filmes em que atuou, em sua maioria produções francesas.

27/1933 🎤 Marisa Vértulo Brandão - 
conhecida como Marisa Gata Mansa, foi cantora brasileira.Típica voz de bares noturnos, cantava no Beco das Garrafas, ao lado de outros nomes da Bossa Nova. fez muito sucesso, interpretando canções e compondo algumas letras, ganhando troféus e fazendo muitos shows nas décadas de 60 e 70. 
27/1937  Sandy Dennis - atriz de cinema e teatro, onde era mais conhecida, Sandy ganhou um Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em  Who's Afraid of Virginia Woolf?, de 1966.

27/1957 🎸 Ace Frehley -  
músico, mais conhecido por ter sido guitarrista original da banda americana de hard rock, Kiss.
28/1878  Lionel Barrymore - irmão mais velho de Ethel Barrymore e John Barrymore, Lionel além de atuar pintava, compunha e escrevia. Estreou no teatro ainda criança, viajando nas companhias de Vaudeville; destacou-se como ator no teatro, no rádio e no cinema, onde atuou em muitos filmes, entre eles o clássico It's a Wonderful Life (A felicidade não se compra) de 1946. Atuou em cerca de 250 filmes, a grande maioria mudos. Deixou um livro de memórias: We Barrymores, lançado em 1951. É tio-avô da atriz Drew Barrymore.

28/1908  Oscar Schindler - O benfeitor dos judeus! 

                                                                O justo entre as nações!
28/1908 💲Carl Laemmle Jr. - foi empresário e herdeiro de Carl Laemmle, que  fundou a Universal Studios. Foi chefe de produção do estúdio de 1928-1936.

28/1916 🚗 Ferruccio Lamborghini - 
foi um construtor de automóveis italiano. Fundador da Automobili Lamborghini, fabricante de carros esportivos de alto padrão de desempenho. 
28/1917 🎭 Robert Anderson - foi dramaturgo, roteirista e produtor de teatro, por sua colaboração as artes cênicas foi introduzido na  American Theatre Hall of Fame em 1981.
28/1929  Carolyn Jones - atriz americana, mais conhecida por interpretar Mortícia Addams, na série A Família Addams, transmitida de 1964 a 1966.

28/1931 ★ Nair Bello - 
 começou sua vida profissional aos dezoito anos (1949), foi uma atriz e humorista brasileira. Sua carreira, que foi marcada pelo humor ao interpretar seus personagens, não se limitou ao trabalho de locutora e atriz no rádio e televisão. Dois anos depois de seu início de carreira, estreou no cinema em Liana, a Pecadora (1951); o teatro a conheceria anos mais tarde, em 1976. Seu grande sucesso acabou se dando com a TV. Nair começou como garota-propaganda e participou de diversas novelas e minisséries ao longo de uma carreira de 58 anos. 

28/1933 ★ Stênio Garcia - ator brasileiro com uma extensa partição em novelas é mais conhecido por seu personagem Bino, em Carga Pesada, minissérie que foi ao ar 
entre 1979 e 1981, e teve uma continuação de maior sucesso, estrelada pelos mesmos atores, Stênio e Antônio Fagundes, exibida entre 2003 e 2007.
28/1938  Connie Marshall - atriz infantil na década de 1940, ela foi apelidada de ''Rainha dos Cachos'' pela Fox.  Apareceu pela primeira vez no filme 1944 " Um Sonho de Domingo", como Mary Osborne, e passou a fazer muitas filmes e séries de televisão ao longo dos próximos dez anos.
28/1941  Ann-Margret -  atriz, também cantora e dançarina Sueca, ainda jovem se mudou para os Estados Unidos, onde formou carreira. Ficou mundialmente conhecida ao estrelar em 1964 o grande sucesso de crítica e público Viva Las Vegas, ao lado de Elvis Presley, com quem, diziam os boatos da época, teve um breve relacionamento amoroso.  Outros filmes de sucesso que estrelou foram Ânsia de Amar, de 1971, com Jack Nicholson; e Tommy, de 1975. Em 2005 foi interpretada pela atriz Rose McGowan na minissérie Elvis.
29/1907  Fred Zinnemann - diretor de cinema austríaco naturalizado nos Estados Unidos.
29/1909  Tom Ewell -  ator; seu papel de maior sucesso foi como Richard Sherman na comédia romântica The Seven Year Itch - O Peacado Mora ao Lado (1955), no qual contracenou com Marilyn Monroe.
29/1912  Richard Carlson - foi um ator, diretor e roteirista norte-americano em atividade entre os anos de 1937 a 1975.
29/1919  Celeste Holm - atriz de teatro, cinema, televisão estreou na Broadway em 1936. Recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, por sua performance em A Luz é Para Todos de 1947. Em 1948 atuou no clássico Na cova das serpentes, com Olivia de Havilland, que foi um dos primeiros a mostrar o drama daqueles que sofrem de doença mental. E, posteriormente, foi mais duas vezes indicada ao prêmio da Academia, como melhor atriz coadjuvante novamente, por Falam os Sinos (1949) e A malvada (1950).

29/1931 🎤 Loonie Donegan - 
 músico britânico de skiffle conhecido como o "Rei do Skiffle", emplacou mais de 20 canções no Top 30 do Reino Unido, sendo frequentemente citado como influência por uma geração de músicos britânicos que tornaram-se famosos na década de 1960.

29/1957 ★ Daniel Day-Lewis - 
 premiado ator britânico com dupla nacionalidade, britânica e irlandesa. Filho de um poeta e de uma atriz, é um dos mais premiados atores do mundo e o único a conquistar por três vezes o Oscar de Melhor Ator dos cinco que já desputou, sendo o último pelo filme Lincon de 2012.

29/1959 ★ Michelle Pfeiffer - 
 atriz, cantora e modelo americana,vencedora de um Globo de Ouro ,BAFTA e Urso de Prata, e indicada a 3 prêmios Oscar, reconhecida como uma das mais talentosas de sua geração, mais lembrada por interpretar Selina Kyle em Batman: O Retorno. Michelle começou na televisão em 1978, na série Fantasy Island (br: A Ilha da Fantasia). Até ganhar o papel de protagonista do musical Grease 2, Michelle Pfeiffer trabalhou em produções pequenas. A consagração veio com a participação no filme de Brian De Palma, Scarface, de 1983, no qual contracena com atores como Al Pacino e F. Murray Abraham.
30/1892  Carol Holloway -   atriz que iniciou sua carreira na era do cinema mudo, e atuou em 117 filmes entre 1914 e 1941. Foi uma das mais atuantes e atléticas atrizes do cinema mudo, tendo feito 37 filmes entre 1915 e 1938. Sua carreira, porém, praticamente terminou quando iniciou o cinema sonoro, passou a fazer pequenos papéis e a não ser creditada em muitos filmes, e seu último filme foi “The Hard-Boiled Canary” , em 1941, não voltando a atuar depois. Carol Holloway escreveu, também, o roteiro de dois curta-metragens para a Universal Pictures: The Smiling Wolf, em 1927, e The Shoot'Em Up Kid, em 1916.
30/1907  Eve Arden - fez sua estréia no cinema, no musical bastidores Canção de Amor (1929).  O filme foi um dos primeiros sucessos da Columbia Pictures. Foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Alma em Suplício de 1948. Participou do aclamado Anatomy of a Murder de 1959, Grease 2 (1982) e Cover Girl de 1944 dentre outros, ao longo da carreira de quase 60 anos.

30/1910 ★ Al Lewis - 
antes de iniciar na carreira teatral, foi artista circense e dono de restaurante. A primeira aparição na televisão foi na série Cidade Nua, no final da década de 1950 e início da década de 1960. No cinema destacam-se os filmes A noite dos Desesperados (1969) e De Caso com a Máfia) (1980). Al Lewis chegou a concorrer ao governo do estado de Nova Iorque em 1998, mas teve apenas 52.533 votos.

30/1914 🎼 Dorival Caymmi - 
foi cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro. Compunha inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. O primeiro grande sucesso O que é que a baiana tem? cantada por Carmen Miranda em 1939 não só marca o começo da carreira internacional da Pequena Notável vestida de baiana, mas influenciou também a música popular dentro do Brasil, tornou-se conhecida a ponto de ser imitada e parodiada
30/1926  Cloris Leachman - começou a aparecer na televisão e em filmes um pouco depois de competir como Miss América e Miss Chicago em 1946. Ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1971 como Ruth Popper, a desprezada e solitária mulher do treinador de futebol da cidade em A Última Sessão de Cinema. Em sua extensa lista de trabalhos incluindo cinema, teatro e televisão, venceu nove vezes o Emmy, sendo a atriz que mais prêmios Emmy conquistou até hoje.

30/1933 🎤 Willy Nelson - cantor e compositor de música country, escritor, ator, poeta e ativista americano. Foi considerado o 77º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone. 

Anteriores:
11 a 20

Fonte: Wikipédia.com
           Findgrave.com
           Biography.com


Soul Retro

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário