Noivas Vintage

Todos os anos milhares de donzelas por esse brasilzão afora, ao chegar o mês maio ficam suspirando... imaginando como seria o tão sonhado dia em que serão desposadas por seu cavalheiro apaixonado que as arrebatará para um vida a dois cheia de paixão, amor e cumplicidade, ai ai... ( me recuso a nomear as partes que eu diria; menos românticas rs ).
Pensando nisso a fanpage Soul Retro iniciou no começo deste mês o tema Vintage Bride com algumas hashtgs para que os amantes possam inspira-se em um ''casamento a moda antiga''. Todos os dias (houve exceções) são publicadas fotos com belíssimas noivas em seus deslumbrantes vestidos. Já passaram pela galeria as divas, Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Grace Kelly além de divertidas pin-ups e belas ilustrações no melhor estilo vintage.
Vou te contar, dá até vontade de casar de novo! Pronto passou! (rsrs).
Ahhh os vestidos... eu não poderia deixar de ''falar'' sobre alguns deles.
 Durante a produção deste post de tanto ver imagens e visitar sites especializados em casamentos, fiquei tentada a dar dicas de produções para um casamento no estilo, mas como este não é foco do post, não quis me atrever, deixo esta tarefa para quem entende e me dedico a compartilhar com vocês um pouco da história de casórios que foram notícia e que continuam influenciando milhares de noivas atualmente em todo o mundo. Então...
Que toquem os sinos e entoem o cântico nupcial!!

Começaremos com a Princesa de Mônaco, onde uma página na Wikipédia dá todos os detalhes sobre seu look para as bodas.

Grace Kelly



O vestido de casamento de Grace Kelly que  a então atriz usou em seu matrimônio com o príncipe Rainier III de Mônaco no dia 19 de abril de 1956,  é citado como um dos vestidos de noiva mais bonitos, elegantes e mais lembrados de todos os tempos, e um dos mais famosos desde meados do século XX. Atualmente, o icônico vestido se encontra sob possessão do Museu de Arte da Filadélfia.


A Estilista
Devido à estreita amizade entre as duas, Edith Head assumiu que ela iria ser convidada para projetar o vestido de noiva. Porém, em vez disso, Helen Rose, figurinista no departamento de figurino da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), foi selecionada, e o vestido foi um presente à Kelly oferecido pelo estúdio MGM. Rose já havia ganhado o Óscar de melhor figurino. Ela trabalhou no vestido durante seis semanas junto a três dezenas de costureiras. Quando Helen recebeu a tarefa de desenhar e confeccionar o vestido de Kelly, ambas estavam muito ocupadas com eventos da alta sociedade. Elas, no entanto, encontram tempo para ter várias reuniões sobre vestido de noiva da futura princesa. De acordo com Rose, elas trocaram ideias de design, e usaram um dos vestidos de baile da alta sociedade, como o ponto de partida do projeto, embora a noiva pedira a adição de uma longa calda para a cerimônia religiosa. Princesa Grace disse, mais tarde: “Eu expliquei para Helen o tipo de desenho e visual que eu queria com saia gros de longre e blusa de renda, e, como de costume, ela veio com algo que ultrapassou em muito a minha imaginação e expectativa.”

O Vestido



O vestido tinha gola alta, mangas compridas e saia volumosa. Foi confeccionado em tafetá de seda. A parte superior  em  renda Valenciennes decorada com rosas,  era remontado em fita sobre a rede de seda que havia sido re-bordada por duas costureiras que trabalharam nisso durante um mês. Milhares de pérolas foram adicionadas para acentuar os padrões da renda.

Segundo o historiador Stephen Englund, que teve acesso aos arquivos da MGM, o custo vestido foi de £ 4.500 (£ 36.000 atualmente) em materiais e de fabricação, não incluindo o salário de Helen Rose. MGM afirmou que foram utilizados 23 metros tafetá pesado, 23 metros de tafetá de seda, 91 metros de rede de seda e 274 metros de rendas, mas, ao terminar o vestido, foram utilizados apenas cerca de um quarto destes valores.

 Audrey Hepburn



Em 1954, Audrey casou-se com o ator Mel Ferrer enquanto usava um vestido desenhado por Pierre Balmain. Não se sabe muito sobre sua inspiração para este vestido, mas Balmain uma vez disse a revista Elle:  "costura é a arquitetura do movimento." O vestido de Audrey parecia ter essa característica  que poderia perfeitamente capturar o movimento.


O casamento de Audrey com Mel Ferrer foi um dos casamentos mais esperados e mágicos ocorridos no período conhecido como A Era de Ouro de Hollywood, e ainda hoje é celebrado na história da moda.
Seu vestido de saia ampla em estilo midi, contou com uma cintura acentuada e mangas 3/4 em  chiffon, foi criado por Pierre Balmain, um costureiro francês bem conhecido na época por seus desenhos sofisticados e elegantes; segundo especialistas em moda o vestido feito para Audrey foi considerado um dos mais bonitos da história. O vestido, que era modesto porém de extremo bom gosto, típico dos anos cinquenta, permitia que a noiva também considerada a  mais elegante e bela da história de Hollywood se destacasse na criação do estilista. Para compor o visual doce e romântico Audrey optou  por luvas longas e um auréola  de flores frescas em sua cabeça ao invés do clássico véu e grinalda. Audrey e Mel se divorciarem em dezembro de 1968.
 
Em um cruzeiro ao redor das ilhas gregas, o amor floresceu uma segunda vez para Audrey quando conheceu psiquiatra  Andrea Dotti, que também estava de férias. Seis meses após o divórcio, Audrey casa-se com Andrea Dotti,  com quem teve seu segundo filho. Sempre discreta a Diva que tinha como lema para compor seu visual que, ''menos é mais'' optou novamente por um modelo simples, mas não menos elegante, confeccionado em lã cor de rosa  e um lenço cobria sua cabeça. O vestido foi desenhado por seu amigo e estilista Hubert Givenchy.



Jacqueline Bouvier Kennedy


Jacqueline Bouvier e John F. Kennedy casaram-se em 12 de setembro de 1953 em Newport (Rhode Island). Os vestidos da noiva e das damas-de-honra foram feitos por Ann Lowe.  Foram utilizados cerca de 46 metros de tafetá de seda marfim. O decote era discreto  deixava a mostra o colo e pescoço adornado por um colar de pérolas, uma jóia da família. Em estilo bufante a ampla saia era decorada com mini flores de cera e o véu usado por Jackie pertenceu a sua avó. Além das luvas ela usou um anel de diamante que fora presente de seus pais e uma pulseira de diamantes, presente do noivo antes do dia do casamento.
  O casamento foi considerado o evento social da temporada com um número estimado de 700 convidados na cerimônia e 1.200 na recepção que se seguiu na mansão chamada Hammersmith Farm de propriedade da família da noiva.


Considerado muito tradicional e exagerado em sua enorme saia bufante, comentou-se que ''o vestido usava Jackie, e não o contrário''. O modelo criado foi em deferência  aos desejos da família Kennedy, embora o desejo da noiva foi era um vestido simples com linhas firmes que valorizaria seu corpo  esguio.
Apesar da aclamação mundial a respeito do vestido transformando-o em um modelo icônico, Jacqueline mais tarde admitiu a amigos que  não gostava de seu vestido de casamento, porque acentuada seu peito plano e a fazia  parecer com "um abajur." 


video


 Para maiores detalhes, confira no link a página sobre o vestido de casamento de Jackie Kennedy.


Meus posts costumam ser ''gigantes'' vocês sabem, a pessoa demora dias, ai quanto posta quer ''falar'' sem parar e publicar todas as fotos que vê! Gente eu vou tentar parar com isso prometo! Mas não neste. Se ainda tiverem aí e com mais um pouquinho de tempo e paciência vejam abaixo algumas fotos que compõem o álbum de casamento de celebridades vintage. ( queria tanta falar dos babados sobre alguns dos casai nas fotos, mas!! rsrsr deixa pra uma próxima )

Nat King Cole and Maria Hawkins Ellington, 1948


Mary Pickford

Elizabeth Taylor e Richard Burton, 1964

Jane Fonda and Roger Vadim, 1965

Elizabeth Taylor e  Michael Wilding , 1952

Ava Gardner e Frank Sinatra, 1951

Debbie Reynolds e Eddie Fisher, 1956
Robert Wagner e Natalie Wood, 1957
Brigitte Bardot e Roger Vadim, 1952

Mia Farrow e Frank Sinatra, 1966
Mais uma linda do casal presidencial mais famoso dos últimos tempos

Por último mas não menos importante apesar de ainda não serem considerados vintage, A eterna Princesa do Povo ...

Lady Diana Frances Spencer e Príncipe Charles 


Pra saber mais sobre o vestido de casamento de Lady Di clique no link.

 Bem meus queridos, por enquanto é isso. Vi tantos vestidos lindos de celebridades do showbiz e da realeza que se fosse compartilhar todos os que gostei esse post entraria para o Guiness de tão longo que ficaria. Espero que tenham gostado, bjos e até a próxima.








Cíntia

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário