Cine Retro - ''Some Like It Hot''


''Quanto Mais Quente Melhor''


Quanto Mais Quente Melhor, é uma comédia musical estrelado por Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon, dirigido e produzido por Billy Wilder estreado nos cinemas dos Estados Unidos em 29 de Março de 1959. O enredo foi baseado no roteiro do filme francês ''Fanfare d'Amour'' de 1935.
No entanto não havia pistas de onde ou quem estaria com o roteiro original de ''Fanfarras de Amor''; quando então Walter Mirisch, proprietário da Companhia que produziu Some Like It Hot, encontrou e comprou o roteiro utilizado na produção Alemã, Fanfaren der Liebe, entregou à Wilder que trabalhou na nova história. Como os dois filmes seguem a história de dois músicos em busca de trabalho, Some Like It Hot é considerado um remake de ''Fanfarras de Amor''. 
A história se passa durante o período da Lei Seca americana, quando as gangues de mafiosos dominavam o mercado negro de bebidas alcoólicas no país.
O filme é considerado uma das maiores comédias de todos os tempos, votado como o melhor filme de comédia pela American Film Institute, em sua lista dos ultimos cem anos; a premiação chamada '' 100 Laughs poll '', (Votação das 100 Risadas, em tradução livre) que aconteceu no ano 2000.



O enredo do filme caracterizado pelo ''cross dressing'' e com teor de homossexualidade, mesmo apresentado de uma forma parodiada, foi considerado inadequado recebendo um ''C'' de Condenado pela Legião da Decência da Igreja Católica Romana e produzido sem a autorização da Motion Picture Production Code.


O código era um conjunto de orientações morais aplicadas na maioria das produções cinematográficas por grandes estúdios dos Estados Unidos, nos anos de 1930 a 1968. Durante a década de 50, o seu escopo foi enfraquecendo gradualmente devida as mudanças de comportamento em que a sociedade estava vivendo, que dentre outras questões promovia o aumento da tolerância aos temas então considerados tabus.



O estrondoso sucesso de Some Like it Hot, foi o grande divisor de águas nesta questão e foi o último prego no caixão do também popularmente chamado Hays Code.
Marilyn queria que o filme fosse feito em cores. Billy Wilder a convenceu que era impossível. Basicamente porque a maquiagem usada nos atores Curtis e Lemmon era em um tom verde para esconder a barba. E isso ficaria terrível em cores.
Orry-Kelly comentou com Marilyn que Tony Curtis tinha um bumbum mais bonito que o dela. Segundo Curtis, a atriz abriu a camisa, mostrou os seios para o figurinista e respondeu: "Sim, mas ele não tem peitos como estes".

Tony Curtis esteve hilário, roubou a cena com sua performance travestida.

Sinopse



Em 1929, Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon), dois músicos falidos e desempregados, testemunham sem querer o cruel Massacre do Dia de São Valentim. Desesperados para não serem pegos pelos gângster, eles se disfarçam de mulheres e entram para um grupo feminino musical, que está indo para Miami fazer shows em um hotel de luxo a beira mar. Jerry conquista a amizade de Sugar (Marilyn Monroe), a garota problema do grupo, enquanto Joe em seguida se apaixona por ela , ao mesmo tempo em que um milionário quer fisgar Dafene que na verdade é Jerry.
Enquanto os dois amigos disputam as atenções e o coração da bela Sugar Kane e tentam manter-se a salvo, Joe assume um segundo disfarce, desta vez se passando por um milionário herdeiro da Shell, uma estratégia para que Sugar, que está em busca de um vantajoso casamento, se apaixone por ele. Para surpresa dos dois amigos uma convenção de criminosos, também está acontecendo no mesmo hotel em que estão .

Opinião Cine Retro


Nos primeiros 10 minutos achei que não seria um daqueles filmes que eu diria, AMEI!
Mas foi só a grande heroína, a estrela loura e exuberante Miss Monroe aparecer diante da tela que o clima ficou mais quente e muito melhor! Cenas divertidas no melhor estilo da comédia dos áureos temos do cinema clássico me arrancaram gargalhadas. A parceria entre Curtis e Lemmon, foi excepcional! Impossível conter o riso nas cenas onde a dupla tenta se passar por duas mulheres.
O take final com Tony Curtis e Mike Mazurki (no GIF acima), foi sensacional! De um bom humor impar além claro de um leve toque de sarcasmo.
Ela cantou, dançou, encantou, riu e chorou. E mesmo sendo um dos trabalhos em que teve muitos problemas pra realizar, devido a dependência de remédios que a deixavam desconcentrada, a eterna diva esteve deslumbrante como sempre. Talvez pelo momento tão delicado que estava enfrentando, fizeram com que conseguisse tornar seu personagem ainda mais doce. Fico triste em pensar o quanto deve ter sido difícil pra ela enfrentar toda essa situação, mas em minha humilde opinião, ela esteve muito melhor neste filme do que em The Seven Year Itch ( O Pecado Mora ao Lado) em que também foi dirigida por Billy Wilder. Em breve falaremos sobre este filme, que tal?
Mas valeu a pena, todo esforço foi recompensado, o filme recebeu diversos prêmios, entre eles o Oscar de melhor figurino em preto e branco, melhor filme de comédia musical, melhor ator para Jack Lemmon, melhor atriz para MM, ambos na categoria comédia musical do Globo de Ouro na edição de 1960 e demais outros.
É com grande prazer que digo sem medo de errar: Recomendo! Ou como dizemos em tempos de redes socias: Fica a Dica!! Super Indico!!
Preparem a pipoca, uma deliciosa bebida e divirtam-se! 
Até a próxima sessão.

Soul Retro

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário