O que é que a baiana tem?


Com o Carnaval entrando na avenida, nada melhor que relembrar  uma grande representante da maior festa popular brasileira. Não gente, não estou falando da Ivete !!
Ha exatos 106 anos  (09/02/1909) em Marco Canavezes, cidade portuguesa no Distrito de Porto; nascia Maria do Carmo Miranda da Cunha ou Carmen Miranda, atriz e cantadora luso-brasileira carinhosamente conhecida por nós brasucas como a Pequena Notável.


Canções como: O que é que baiana tem; Chica Chica Boom Chic, Tico Tico no Fubá e Mamãe eu Quero, foram eternizadas na voz da Rainha dos Balangandãns. A figura caricata tomou conta não só dos holofotes brasileiros mas como também os de Hollywood onde ficou internacionalmente conhecido não só como cantora mas também como atriz estrelando 23 produções como: Banana da Terra de 1939, Laranja da China, Serenata Tropical ambos de 1940 os três representando ela mesma, Uma noite no Rio e Fim de Semana em Havana de 1941; além de dois musicais  The Streets of Paris em cartaz de de 1939 a 1940 e Sons o' Fun 1941 a 1943 participou de vários séries na tv americana.
A Pequena Notável fez jus ao título. Foi a primeira estrela latino-americana a ter registrado sua mãos e pés no pátio do Grauman's Chinese Theatre , em 1941.


Em 08 de fevereiro de 1960 Carmem Miranda recebeu a homenagem póstuma na Calçado da Fama no Hollywood Boulevard, por sua contribuição à indústria do entretenimento.


Considerada a precursora do Tropicalismo no Brasil, movimento cultural da década de 1960, Carmen Miranda em 20 anos de carreira deixou sua voz registrada em 279 gravações no Brasil e mais de 34 nos EUA, um museu foi construído no Rio de Janeiro em sua homenagem, uma interseção da Hollywood Boulevard e Orange Drive em frente ao Teatro Chinês foi oficialmente nomeada Carmen Miranda Square, em setembro de 1998 e ainda hoje nenhum artista brasileiro teve tanta projeção internacional como ela.







Aos 05 de agosto de 1955 em Los Angeles, silenciou-se os ganzás de Carmen Miranda, porém memória de sua alegria contagiante permanece viva até os dias hoje fazendo com que todos os dias sejam como dias de carnaval...


Carmem foi homenageada com um Doodle em 09/02/17 pelo seu 108ª aniversário.
Abaixo no destaque a nota publicada na descrição.


Carmen Miranda é um exemplo raro de uma ameaça tripla: talentosa em atuar, cantar e dançar. Nascido em Portugal e criado no Brasil, Miranda levou as artes do espectáculo em uma idade jovem. O amor de sua pai pela ópera e o apoio de sua mãe levou-a a prosseguir uma carreira no show business. Inspirado por baianas, vendedores de frutas afro-brasileiras, Miranda vestiu um "chapéu de fruta" quando realizou. Seria sua assinatura quando sua estrela subisse, primeiro no Brasil e depois em todo o mundo.
Quando ela se mudou para os Estados Unidos em 1939, Miranda era uma estrela nacional no Brasil e tinha o poder de garantir que sua banda pudesse viajar com ela. O famoso Garuman's Chinese Theatre de Hollywood convidou-a a deixar as impressões da mão no cimento em 1941, a primeira latino-americana a fazê-lo. Hoje, celebramos Carmen Miranda sobre o que seria o seu 108º aniversário. O grande surgimento de Miranda aconteceu após sua atuação no National Institute of Music. Ela realizou uma audição em um estúdio de gravação, onde imediatamente foi assinada para colocar um single. O primeiro álbum de Miranda foi lançado em 1929 e foi imensamente popular entre os brasileiros. Seu estilo de interpretação ajudou o samba a ganhar respeito e um lugar no cenário brasileiro (e depois, no mundo).
Fonte:https://www.google.com/doodles/carmen-mirandas-108th-birthday
Traduzido automaticamente




Editado em: 08/02/18

Cíntia Carvalho

Muito obrigada por sua visita, espero que tenha gostado do viu por aqui e espero ter a honra de seu retorno. Sua opinião é muito importante, conto com seu comentário. Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário